terça-feira, 12 de maio de 2009

Botões

Se há coisa que não consigo fazer, é estar em casa vestida como se fosse tomar café. Isto porque inevitavelmente acabaria cheia de nódoas e manchas de lixívia.

Daí, que em cada estação me abasteça de "trapos", para andar por casa.
De Inverno os inevitáveis fatos de treino, de verão uns vestidos de algodão, de preferência de alças.

Estes trapos têm que ser baratos, pois acabam sempre no lixo .
Nos últimos Verões, tenho-me abastecido de vestidos no Jumbo. São de alças,100% algodão, lisos e de várias cores, o feitio é sempre o mesmo.

Como o verão está à porta, ontem dei lá um salto para me abastecer, mas ainda não têm nada, espero que cheguem.
Contudo, descobri lá um trapito que vai remediar enquanto não aparecem os outros.



Como achei que era uma coisinha sem graça, resolvi dar-lhe um toque .




Que tal?

O cinto pertence a uns calções, tem as pintas da cor dos botões.

Como andei à volta dos botões, resolvi fotografá-los e mostrar os que tenho.

Os botões sempre me fascinaram.

Lembro-me de brincar com os botões que a minha mãe guardava numa caixa de lata enorme.

Nos anos 60, ou seja na minha infância, o pronto a vestir quase não existia, e o dinheiro não abundava.

O vestuário era muito pouco e usava-se até abrir buraco, lembro-me das minhas tias e avós virarem os casacos e as saias do avesso, porque a fazenda do direito estava coçada.

Quando a roupa já não estava capaz de ser usada, retiravam-se os botões e do resto fazia-se panos para usar em várias situações, limpar chão, lavar vidros , para fazer pegas etc.
Eram de facto outros tempos, onde a reutilização e a reciclagem não era moda mas necessidade.



Estes são uma relíquia, estiveram pregados nos vestidos de criança da minha mãe.
Têm 70 anos. Estão guardados religiosamente, e não estou a pensar usa-los.



Estes foram comprados na Casa Cristina poucos dias antes de fechar, têm uma cor lindíssima e são muito antigos também.

Os próximos são alguns dos Botões Vintage da minha colecção.

Os azuis

Castanhos e amarelos



Pretos e cinza










Estes últimos lembro-me muito bem de vê-los nos casacos da minha avó Raquel, têm seguramente uns 60 anos.


Os verdes





O botão grande é lindo, translúcido, tenho um outro aplicado numa túnica.

As fotos que se seguem mostram todos os botões que tenho.

Alguns deles, muito poucos, comprei-os numa retrosaria que estava a fechar, mas são contemporâneos.


Os vermelhos,verdes e laranja.



Roxos, lilás e rosa



Os pretos e cinza.




Os metálicos prateados.




Os metálicos dourados
.



Azuis.




Os castanhos.




Os brancos e transparentes.



E por último, as modernices.

Achei estes muito giros e com padrões muito originais, não percebi é que eram feitos com rezina e cartão. Penso que devem ser para aplicar em coisas não laváveis, contudo ainda não os meti dentro de água e não sei com se comportam, mas não deve ser difícil adivinhar.
Hei-de arranjar sitio para os usar.






Estes são os mais recentes e comprei-os para aplicar nas tshirts das Jovévinhas .




Volto aqui a deixar um apelo aquelas minhas amigas que não gostam de costuras nem de bricolages, que não deitem botões fora, como vêm há quem os aproveite.

Sem comentários:

Enviar um comentário