terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ervilhacas


Quando aqui mostrei o meu Presépio pela 1ª vez, houve quem desse por falta das "ervilhacas", pois já cá estão tia Lena!

Em minha casa dávamos o nome de "cabeleiras", também fazíamos "cearas" que plantávamos com trigo . As "ervilhacas" ou "cabeleiras" criam um efeito mais bonito pois à medida que vão crescendo vão caindo, segundo consegui apurar junto da minha sogra, a jardineira da família, as ervilhacas são sementes de uma erva parasita do trigo, não se come só serve para este efeito, e provavelmente para alimentar os animais (digo eu que nada percebo de agricultura).

Curiosamente estas nem são feitas de ervilhacas mas sim de lentilhas e o efeito é o mesmo e o nome mantêm-se.

2 comentários:

  1. AS ERVILHACAS TÊM QUE SER SEMEADAS ANTES DO TRIGO. O TRIGO É A 8 DE DEZEMBRO E AS ERVILHACAS P'RÁI UM MÊS ANTES DO NATAL. EU TAMBÉM COSTUMO FAZER, MAS ESTE ANO NÃO FIZ.ILIDIA SÉRIO

    ResponderEliminar
  2. Ana, na minha infância (algarvia) também havia searas no presépio. Era a minha Avó paterna que as trazia. Eu gostava de voltar a trazer esta tradição para minha casa, mas não sei como se faz. Pode-me ensinar?

    ResponderEliminar