terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dia de Reis


Pronto para comemorar o dia festivo que se aproxima.

Com o tempo cinzento e chuvoso a astenia tomou conta de mim, a máquina de costura começa a reclamar, não tenho tido vontade de fazer nada,mas hoje resolvi contraria-la. Nem a tendinite que há meses me apoquenta me demoveu de fazer bolo rei para comemorar o dia festivo que amanhã se celebra.
E com a ajuda do Belchior do Gaspar e do Baltasar lancei mãos à obra e já está!


Frutas cristalizadas, passas pinhões e amêndoas são ingredientes indispensáveis, também as nozes mas essas acabaram-se e não me apeteceu ir ao supermercado.



Primeiro faz-se uma pequena massa com a farinha e o fermento deixa-se levedar em ambiente quente ( o truque que uso é colocar a taça em cima do aquecedor a óleo ), depois junta-se as frutas que estiveram a macerar em aguardente velha, o sumo de laranja e os ovos.


Volta a amassar-se muito bem até a massa descolar da pedra.


Unta-se bem o tabuleiro, polvilha-se com farinha, dá-se forma ao bolo, pincela-se com ovo batido e decora-se com frutas cristalizadas e frutos secos, polvilha-se com açúcar em pó e vai a cozer em forno quente, diz a receita que deve colocar-se uma vasilha com água por de baixo da forma de forma a evitar que se queime na base.



Acreditem que só fiz metade da receita, mesmo assim acabei ficando com três bolos-rei.
Como a receita recomenda que a massa não arrefeça depois de levedar, acabei por optar cozê-los em fornos diferentes, fiz um no forno a gás outro no forno eléctrico e enquanto dois coziam, outro esperou no microondas "abafadinho" para não baixar.

Estão convidadas/os para virem provar.

4 comentários:

  1. Posso ir?? e dá para por um bocadinho no correio?

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Pena eu não gostar de bolo-rei, caso contrário fazia-me convidada :-P

    ResponderEliminar
  3. A receita interessa-me. Pode indicar-me as quantidades?
    Bem hajas pela partilha!

    ResponderEliminar
  4. faltam as quantidades da farinha e fermento, quando puderes, envia-me por favor.
    Dina Ferreira

    ResponderEliminar