sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O tempo entre as costuras



O Tempo ente as Costura
é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso. Sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões. riqueza e miséria, mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espias.

Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transportam, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tétuan e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

Foi o título e estas palavras de Eduardo Torres-Dulce ao Expansion que me levaram a adquirir este livro .

Amante de romance histórico numa escrita leve e sem recurso a grandes figuras de estilo, estou a adorar percorrer os caminhos que Sira Quiroga fez nos anos da Guerra Civil espanhola e durante 2ª Guerra Mundial. As mensagens alinhavadas em Código Morse em moldes de golas, punhos, mangas, etc., usadas por Sira, para passar informações à resistência inglesa sitiada em Madrid, fascinou-me e levou-me a pensar que a costura pode ser uma forma de comunicar.

Nos últimos dois anos é o que tenho tentado fazer, comunicar a minha perseverança num mundo de linhas e pontos, mundo que não gostava nada e sempre me tinha recusado a percorrer.

Uma leitura que recomendo da autoria de María Dueñas

4 comentários: