quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Presépio



8 de Dezembro dia de montar o Presépio.
É a 1ª vez que monto um Presépio tradicional em minha casa, sempre fiz o Presépio mas limitava-o às figuras principais, com este regressei à infância.

Todas estas peças têm mais de 50 anos, foram compradas pela minha mãe depois de casar e ter a sua própria casa,.

Este Presépio acompanhou-me na minha infância e adolescência. Quando chegava Dezembro normalmente a 8, colocávamos a arca que guardava os cobertores durante os meses quentes de verão em local de destaque e cobria-mo-la 1º com uma manta velha depois um plástico e em cima deste papel craft. Para dar um ar de campo espalhávamos serradura que eu ia buscar à carpintaria do Sr. Manuel.

As cortiças que tínhamos arranjado na zona de S. Brás de Alportel eram guardadas todos os anos na dispensa e nesta altura saiam do armário para fazer a cabaninha do Menino Jesus e dar relevo às montanhas que circundavam o presépio, já não as tenho, como o espaço que disponho não é grande não tentei arranjar outras, neste usei o papel craft para dar rugosidade ao terreno e fazer a cabana do Menino Jesus.



Para fazer o presépio era indispensável uma visita ao Ludo para apanhar musgo e algumas plantas que simulavam árvores, hoje compra-se o musgo nas floristas, aqui para simular as árvores usei oregãos ainda com o tronco e folhas de louro.


Plantar trigo para fazer as searas também fazia parte do ritual indispensável à montagem do Presépio, ritual que fiz questão de cumprir. As cabeleiras feitas com ervilhacas ou lentilhas serão oferta da minha sogra e em breve também aqui terão lugar.



Nada faltava a este Menino, a Estrela que a minha mãe fazia com papel dourado comprado na Papelaria Portugal , os pastores que tinham uma fogueira, simulada com papel celofane vermelho e uns tronquinhos fininhos e pequeninos, os anjos, as ovelhinhas, os burros, e até músicos.


Uma das coisas que mais prazer me dava na montagem do Presépio era comer um "coma com pão", o chocolate que eu mais gostava para que da prata que o enrolava fazer o lago.
Neste lago os patinhos nadavam tranquilos durante o mês de Dezembro até ao Dia de Reis.

5 comentários:

  1. QUE SAUDADES ! É ESTE PRESÉPIO QUE EU GOSTO.OBRIGADA POR NÃO PERDERES A TRADIÇÃO DA FAMÍLIA.BJS LENA

    ResponderEliminar
  2. Está lindo! Que saudades que eu tenho de fazer um presépio com musgo e de cumprir rituais muito semelhanters aos que descreve!

    ResponderEliminar
  3. DªAna muito obrigada pele sua generosidade de ter oferecido os presentes para esta família.Foi uma causa que eu abracei mas sem a ajuda de pessoas como a senhora não podia concretiza-la .Bem aja.Que Deus a ilumine e lhe dê muita saúde.Adorei o seu trabalho só uma pessoa com muita paciência o podia fazer, tem mão de fada.
    E tem uma filha que eu gosto muito,já a adoptei,como se da minha família fisse-se parte.



    FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO COM AMOR; PAZ ;E SAUDE

    EU sou auxiliar do colégio :Isabel Henrique

    ResponderEliminar
  4. Que lindo presépio que deixa muitas saudades da nossa infância..o que eu me reconheci na sua história..obrigada pela sua partilha.

    Ficou muito inspirador..este ano também é a 1ª vez que vou fazer o presépio na minha fase de vida já adulta ..e porquê...tenho uma menina de 22 meses e quero a partir de agora criar com ela essa mesma tradição que eu tive..vai criar nela excelentes recordações para toda a vida.

    É o melhor que podemos oferecer aos nossos filhos!! :)

    Feliz Natal 2012 para todos!!

    ResponderEliminar