quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Manta wonky

Quando tirei esta foto estava muito feliz, tinha começado estes blocos sem saber como os ia usar.
Aproveitar retalhos cosê-los aleatoriamente sem preocupações só por gozo foi o principal objectivo inicial.
Fui fazendo e fui gostando do resultado, a ideia de os juntar para fazer uma manta começou a fazer sentido. Pensei usar vermelho para os juntar mas o branco acabou vencendo. Da mesma forma que não usei tecidos por cortar, também o tecido branco um simples pano de lençol 100% algodão, que uso para forrar os taleigos foi a opção, afinal isto era um treino.




Aqui já estava a manta e o back quilt cortado só faltava mesmo esticar aplicar os alfinetes para manter direito e começar a coser/quiltar.

Estiquei o pano de trás/backquilt depois de passado a ferro e prendi com fita cola sobrepus a manta e em cima desta o top quilt. Apliquei os alfinetes de ama e depois de concluída esta etapa liguei a máquina e comecei a coser. Um desastre, não consegui fazer um único pesponto regular e direito, o tecido nas uniões franzia. Quase chorei de raiva porquê ? se segui todos os passos que os tutoriais ensinam. O que fiz de errado? a raiva era tanta que não parei continuei a coser, afinal esta era uma experiência, desde o princípio que tinha assumido isso.




Onde errei? deve haver alguma técnica para fazer deslizar a manta de forma a que ela não prenda e o ponto corra normalmente, porque franziu? Eu sei que estou a usar uma máquina de super mercado, sei que não tenho calcador mas se a Margarida consegue porque não consigo eu?

Estive quase para jogar tudo fora. Mas não, arrumei tudo dobrei e quem sabe se com paciência consigo descoser os imensos pespontos tortos que a raiva não impediu que cosesse e volte a tentar.

6 comentários:

  1. Olá

    E se alargasses o ponto da maquina, talvez estejas num ponto muito apertado.

    Eu tambem comecei com uma maquina mais pequena, e arranjei um calcador e fez muita diferenca.

    Ja viste se existem calcadores para a tua maquina? Ajuda e muito

    Mas nao deites fora e nao desistas, deixa de lado, por uns tempos e depois volta a pegar

    Existem outras opcoes, sem ser á maquina

    Tanto trabalho que ja tivestem forca nao desistas, que esta muito muito giro e vais ver que vais conseguir

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Olá Carla

    Não joguei fora e já comecei a descoser os pespontos, vou fazê-lo aos poucos. A minha máquina é do Aldi duvido que aja calcadores para ela mas na verdade não procurei até porque aqui em Faro não faço a menor ideia de onde se vendem.

    Sei que podia fazê-lo à mão mas tenho uma rhizartroze e custa-me muito. mas penso que vou dar a volta e fazê-lo de outra forma. Obrigada pelo apoio

    ResponderEliminar
  3. Ola Ana

    Boa!! Fiquei satisfeita por ja teres comecado.

    As vezes tambem me da assim uns ataques, mas ponho logo de lado e depois ja vejo com outros olhos quando volto a pegar

    Boa sorte e tenta experimentar com outros pontos num pedaco aparte antes de fazeres o quilt

    Boa sorte e muita Forca

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Não se desiste! Aprende-se muito com os erros! O melhor é, como diz a Carla, deixar uns tempos de lado... Pelas tentativas que tenho feito, percebi que o ponto da máquina deve ser regulado para mais largo (3 na minha velha singer). Outra coisa que ajuda é esticar mesmo muito bem o top e colocar muitos alfinetes, só os retiro quando me impedem o caminho... À medida que vou acolchoando e empurro, estico dos dois lados e vou espreitando a parte de baixo. Assim que detecto uma ruga, paro, descoso um bocadinho e recomeço... Enfim, muita paciência!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Sandra pelo apoio.

    Eu usei o ponto mais largo, provavelmente não usei tantos alfinetes quanto devia. Paciência nunca tive muita, vou ter que ser bem mais paciente da próxima vez.

    Eu penso que o problema está na maneira de colocar a manta na máquina e no enrolar para ela passar entre a agulha e a parte fixa da máquina.

    Tenho que voltar a experimentar.

    ResponderEliminar
  6. ai não! imagino como vc esta se sentindo... se vc nao fala a gente nem percebe, calma. vai haver uma solução... eu nao entendo disso, mas amo muito!!
    um beijo doce e apareça nas abobrinhas!
    Roberta

    ResponderEliminar